Cancelaram o seu voo? Saiba o que fazer.

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Na Sarafauto não somos apenas uma empresa de rent a car. Gostamos de ajudar os nossos clientes e facultar um serviço mais personalizado para que a sua viagem seja ainda mais tranquila. Caso aconteça algum imprevisto relacionado com o seu voo, saiba como lidar com a situação.

Hoje em dia é bastante comum viajar de avião, seja para ir de férias, para tratar de negócios ou visitar familiares. Voos cancelados ou adiados são situações recorrentes nos diversos aeroportos nacionais e internacionais, que podem causar constrangimentos a qualquer passageiro. Sabe quais são os seus direitos perante uma destas situações? Nós explicamos.

 

 

Todos os voos efetuados por uma companhia aérea europeia que tenha como ponto de partida um aeroporto comunitário internacional e como destino o Espaço Económico Europeu, estão assegurados pelos direitos dos passageiros aéreos, um regulamento comum a todos os Estados-membros que menciona as diversas situações que podem ocorrer, como a perda de bagagem, overbooking, ou atrasos e cancelamentos de voos, e as medidas a tomar perante cada situação.

Independentemente da nacionalidade das companhias aéreas que operem fora do Espaço Económico Europeu, é obrigatório respeitar os direitos dos passageiros aéreos, uma vez que o serviço é prestado em espaço europeu. Assim, em primeiro lugar deve submeter uma reclamação à companhia aérea. Caso esta não dê o devido seguimento à reclamação, deve dirigir-se à entidade supervisora do respetivo país, que no caso de Portugal é a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

QUAIS SÃO OS MEUS DIREITOS?

- Direito à informação: A companhia aérea deve facultar-lhe um folheto informativo com todos os seus direitos enquanto passageiro discriminados. Além disso, devem estar afixados em balcão ou no website da companhia.

No caso de a companhia aérea avisar com vários dias de antecedência, tem duas opções:

- Direito à compensação do preço do bilhete: Total ou parcial, que deve ser devolvido em sete dias.

- Um voo alternativo no mesmo dia do voo cancelado ou num dia posterior que lhe seja conveniente.

No caso de comunicarem o cancelamento apenas no aeroporto:

- Tem direito à atenção, tendo a companhia aérea a obrigação de oferecer comida e bebida gratuitamente, em função do tempo que tenha que esperar no aeroporto. Para além disso, deve oferecer chamadas telefónicas gratuitas, ou envio de mensagem por fax ou e-mail.

- Se acontecer à última hora do dia e o voo alternativo só seja no dia seguinte, tem direito a transfer e a uma noite num hotel próximo do aeroporto de forma gratuita.

­É necessário ter em conta que existem exceções em caso de atraso ou cancelamento, dos quais se destaca a instabilidade política, fracas condições meteorológicas, problemas técnicos no voo ou greves externas.

A compensação pode variar entre os 250 euros em viagens até 1500 quilómetros, 400 euros entre os 1500 e 3500 quilómetros, e os 600 euros nos restantes casos.

Esperamos que não tenha de utilizar esta informação porque queremos estar à sua espera para lhe entregar a viatura no dia e hora combinado, mas se precisar já sabe como proceder.

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